Modelos de Pesquisa
Danio Rerio
O peixe-zebra, ou peixe paulistinha, ou zebrafish, é uma espécie endêmica do continente asiático, mas há algumas décadas já está presente em laboratórios do mundo inteiro!
Devido à alta similaridade genética e bioquímica com os seres humanos, o zebrinha tem ganhado espaço na bancadas, e vêm possibilitando à ciência a entender melhor sobre dsenvolvimento embrionário, drogas de abuso, toxicologia, diferenças comportamentais, genética, neurociências e até algumas doenças.
Além do tamanho pequeno - ocupando menos espaço nos laboratórios - o principal modelo animal do Fish Lab também conta vantagem no seu rápido desenvolvimento embrionário, ajudando a baratear os custos e acelerar os resultados de pesquisas científicas.
Stegastes fuscus
O peixe donzela, ou Damselfish, ou donzelinha, é um pequeno peixe recifal, que mede cerca de 15 cm e é muito comum no litoral brasileiro.
No Fish Lab, utilizamos uma das seis espécies de peixe-donzela da costa brasileira, a Stegastes fuscus. Eles são animais territorialistas e defendem seu espaço com agressividade.
Esse modelo animal têm nos ajudado aconhecer mais sobre o aumento da temperatura nos oceanos, sobre o comportamento agressivo, aprendizagem e memória e até sobre as consequências dos ruídos antropogênicos.
51.
Individual differences guide mate choice in the fighting fish (Betta splendens). J..J. Oliveira1, P. F. Silva, F. A. Lopes, A. C. Journal of Comp Psychology, 2021.
47.
Erythroxylum pungens Tropane Alkaloids: GC-MS Analysis and the Bioactive Potential of 3-(2-methylbutyryloxy) tropan-6, 7-diol in Zebrafish (Danio rerio). Moreira, L. G. L., Ferreira, M. E. L., Reginaldo, F. P. S., Lourenço, E. M. G., Zuanazzi, J. A. S., Barbosa, E. G., ... & Giordani, R. B. Planta Medica, 2021
Linhas de Pesquisa
Aprendizagem e Memória
A aprendizagem é um processo na qual as experiências são registradas e permitem que os animais respondam aos eventos de maneira diferente, pois fornece flexibilidade comportamental. E esse fenômeno tem sido de grande interesse do ponto de vista imediato e funcional. Aprender, muitas vezes, promove a formação de memórias.
A memória é um dos processos cognitivos mais relevantes, pois permite reter informações da experiência. No entanto, muitas condições e doenças interrompem os processos de aprendizagem e memória, causando enormes danos à vida normal. Em nosso laboratório, buscamos desenvolver novos protocolos de aprendizagem e memória para testar uma gama de elementos que podem melhorar ou interromper o desenvolvimento desses processos.
Efeitos das drogas de abuso no comportamento
Drogas são substâncias que modificam, aumentam, inibem ou reforçam as funções fisiológicas, psicológicas ou imunológicas do organismo. Aqui, investigamos algumas drogas lícitas, como o álcool, nicotina, cafeína e também outras drogas médicas, como antidepressivos e ansiolíticos.
O álcool é a droga recreativa mais popular e os custos e consequências do alcoolismo representam um enorme ônus para a sociedade. Em quantidades moderadas, tem efeitos estimulantes e ansiolíticos que, em muitos casos, estão associados ao desenvolvimento do vício. Em altas doses causa perda do controle da motricidade, desorientação e sedação, considerados efeitos depressores da droga.
A cafeína é um estimulante psicoativo bastante popular. Dependendo da quantidade consumida, causa alterações fisiológicas e comportamentais, como aumento da frequência cardíaca e estado de alerta, além da diminuição da fadiga e sonolência. A cafeína também está envolvida em alguns sintomas de insônia e ansiedade.
No geral, nos concentramos em determinar os efeitos dessas drogas no comportamento, caracterizando o comportamento sob os efeitos agudos e crônicos da droga, mas além disso, os efeitos das drogas nos processos de aprendizagem e memória.
Sono e Privação do sono
O sono é um fenômeno generalizado caracterizado por alteração da consciência e diminuição das atividades sensoriais e voluntárias. Estudos sugerem que a privação de sono prolongada pode induzir ao declínio da atenção e perda de memória, o que pode levar a um grande prejuízo no aprendizado.
Até que ponto a privação de sono pode afetar o comportamento normal e o aprendizado é um dos nossos focos de estudo. Dormir parece ser um evento tão importante que mesmo a aprendizagem aversiva é prejudicada. Além disso, queremos entender como o ciclo de luz pode interferir no comportamento normal do sono e afetar o aprendizado por um longo período de tempo.
Diferenças individuais
A resposta de cada animal aos desafios ambientais varia de acordo com suas diferenças individuais. Essas diferenças são chamadas de "personalidade animal". O traço de personalidade mais investigado é a timidez-ousadia, que demonstrou conferir diferentes vantagens aos classificados como tímidos ou ousados. Os machos mais ousados tiram vantagem na escolha do parceiro devido à preferência das fêmeas pela característica, no entanto, os machos mais tímidos parecem viver mais e aprender tarefas que envolvem pistas ambientais mais rapidamente devido à sua maior atenção e cautela. Assim, a seleção natural e a seleção sexual estão agindo na manutenção desses traços de personalidade na população animal.
Em nosso laboratório, tentamos desenvolver novas tarefas para classificar os peixes de acordo com seus testes de personalidade, não apenas timidez-ousadia, mas também sociabilidade, enfrentamento de riscos, exploração e assim por diante. Em seguida, investigamos as diferenças entre machos e fêmeas e a influência do traço comportamental na escolha do parceiro, construção do ninho, agressão e comportamento de busca por drogas.
Efeitos de poluentes no comportamento
O crescente uso de produtos químicos, associado ao estilo de vida moderno, tem levado ao aumento considerável da poluição química das águas. No entando, seus efeitos à saúde humana e impactos à biota aquática e meio ambiente ainda são pouco conhecidos.
Os poluentes conhecidos como “emergentes” são aqueles compostos novos ou previamente desconhecidos, ou ainda aqueles já conhecidos mas que não possuem seus efeitos como contaminante ambiental totalmente elucidados e são representados por uma grande variedade de compostos - incluindo fármacos, pesticidas, microplásticos e compostos presentes em produtos de higiene pessoal, como as benzofenonas, utilizadas como filtros UV.
Em nosso laboratório, estudamos os efeitos da exposição à diferentes poluentes no comportamento e capacidade cognitiva de zebrafish e do peixe donzela Stegastes fuscus, buscando entender os possíveis impactos a longo prazo dos poluentes na ecologia destas e outras espécies.