Coordenadora

unnamed.jpg
 

Sou bacharel (2001), Mestre (2003) e Doutora (2007) pela Universidade Federal do Estado de São Paulo, com uma tese sobre o Comportamento e Fisiologia de Peixes. Ocupei aguns cargos acadêmicos no Brasil (UERN, UFPB) antes de ingressar na UFRN (2010), onde fui professora adjunta do Dpto de Fisiologia e Vice-Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Psicobiologia.

 

Minha pesquisa tem se concentrado nos mecanismos biológicos e neurais do comportamento. Nos últimos 9 anos, tenho me preocupado com o desenvolvimento de novas ferramentas de teste comportamental para o peixe-zebra e abordagens psicofarmacológicas comportamentais, para estudar questões como os mecanismos de abuso de álcool e outras drogas, além de aprendizagem e memória. Tenho supervisionado alunos de graduação e pós-graduação. Todos são incentivados a publicar seus trabalhos de laboratório em revistas científicas revisadas por pares e a apresentar seus resultados em conferências nacionais e internacionais. Muitos alunos já fizeram isso e poderíamos criar um grupo forte para a pesquisa em neurociência comportamental do peixe-zebra.

Pós Doutorado

DSCF4263.JPG
Dr Fabiano Peres Menezes

Sou biólogo, tenho mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Programa de Pós Graduação da PUCRS. Desenvolvi meu trabalho no departamento de Neuroquímica e Psicofarmacologia da PUCRS além de ter feito parte do meu doutorado Mayo Clinic, em Rochester - Minnesota (USA). Minha pesquisa tem se concentrado no modelo de captura em peixes-zebra e em avaliações dos sistemas adenosinérgico e glutamatérgico nesse contexto. Além disso, tenho conduzido estudos de análise comportamental em peixes-zebra e uso de ferramentas moleculares como morfolinos e CRISPR.

 

Doutorado

carol.jpg
Msc Caroline Peripolli

Olá, sou bióloga e fiz mestrado em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no qual me concentrei nos efeitos morfológicos e comportamentais da radiação ultravioleta (UVA e UVB) em girinos (Boana pulchella). Tenho muito interesse em comportamento animal e sou aluna de Doutorado em Psicobiologia no Laboratório do Prof. Luchiari - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Meu projeto atual é sobre os efeitos da exposição crônica e aguda ao álcool e à cafeína nas diferenças individuais do peixe-zebra.

WhatsApp Image 2020-08-28 at 12.21.19.jpeg

Oi gente! Eu sou uma bióloga que adora peixes e ambientes recifais! Tenho mestrado em Zoologia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no qual estudei alimentação/comportamento social e uso do habitat de budiões, em seu habitat natural. Depois disso, trabalhei com conservação de áreas protegidas de recifes de coral no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Atualmente sou aluna de Doutorado do Programa de Psicobiologia, no Fish Lab - UFRN e meu projeto visa investigar os efeitos da Oxibenzona - componente orgânico de muitos protetores solares e vários outros cosméticos - sobre o comportamento de peixes, usando o peixe-zebra.

Msc Ana Luisa Moreira
WhatsApp Image 2020-09-09 at 16.37.29.jpeg

Olá! Concluí o Curso de Biologia e o Mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atualmente sou aluna de Doutorado em Psicobiologia. Como membro do Fish Lab, desenvolvi estudos com diferenças individuais e abuso de álcool usando peixe-zebra (Danio rerio). Meu interesse diz respeito aos efeitos do álcool e nicotina no cérebro e no comportamento, portanto, concentro minha pergunta em como essas drogas afetam diferentes indivíduos e como eles reagem à exposição à droga.

Msc Heloysa Araújo
WhatsApp Image 2017-07-27 at 22.38_edited.jpg
WhatsApp Image 2020-08-28 at 14.45.04.jpeg
WhatsApp Image 2022-08-18 at 15.54_edited.jpg
 
Msc Thalles Silva-Pinto

Oi humanos! Sou educador físico e graduado em Biologia, ambos pela UFRN. Desde 2014 venho desenvolvendo estudos sobre ecologia de peixes recifais. Concluí meu mestrado em Psicobiologia pela UFRN em 2019, trabalhando com peixe donzela (Stegastes fuscus) e mudanças climáticas. Estou iniciando meus estudos de doutorado com foco nos efeitos da contaminação por plásticos nos oceanos, na bioquímica e no comportamento dos peixes. Em resumo, tento avaliar como/se o distúrbio antrópico pode alterar o comportamento do peixe donzela.

Msc Mª Elisa Leite-Ferreira

Eu concluí o curso de Biologia na UFRN em 2017 e meu mestrado em Psicobiologia em 2020. Meu interesse é comportamento animal e por isso já participei de várias pesquisas com o peixe-zebra, pelo qual me apaixonei! Colaborei em estudos sobre contágio emocional, diferenças individuais e efeitos do álcool no peixe-zebra. Agora estou envolvida em uma pesquisa sobre a relação entre álcool e envelhecimento no peixe-zebra.

Msc Luiz Fernando Rodrigues

Me chamo Luiz Fernando, sou farmacêutico e atualmente curso doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF-UFRN). Faço parte do  Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais e Bioativos (GPNBio-UFRN) no departamento de Farmacia da UFRN. Minha pesquisa concentra-se na prospecção de produtos naturais, estudo fisiológico e de potencial biotecnológico da espécie da ressurreição Selaginella convoluta. Também utilizo o modelo Zebrafish para investigação do potencial biológico (tóxico/farmacológico) da espécie.

Mestrado

Mix_edited.jpg
Mix Silva

Sou Bióloga, formada pela UFRN, e curso o Mestrado na Pós-Graduação em Psicobiologia. Na graduação, atuei como bolsista de iniciação científica aqui no Fish Lab, na linha de pesquisa de efeitos de drogas, tais como: ação de Álcool, Cafeína, Ayahuasca, Nicotina e Fluoxetina no comportamento de preferência por local (CPP: Conditioned Place Preference) usando o zebrafish. No mestrado, estou pesquisando os efeitos da música no comportamento tipo ansioso do zebrafish, e as diferenças comportamentais entre machos e fêmeas.

WhatsApp Image 2021-06-18 at 8.10.17 PM.jpeg
Igo Sousa

Sou biólogo, e atualmente mestrando no PPG em Psicobiologia, pela UFRN. Durante meu período de iniciação científica, no Fishlab, participei no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à contribuição dos maus tratos precoces para transtornos de comportamento social de zebrafish. Atualmente, no mestrado, investigo o modelo de desamparo aprendido para transtornos depressivos, também utilizando o zebrafish como modelo animal.

juliarobert.jpeg
Julia Robert Teixeira

Sou bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente, mestranda pelo Programa de pós-graduação em Psicobiologia/UFRN. No Fishlab minha linha de pesquisa é a embriotoxicidade. Onde estudo os efeitos da exposição aguda e crônica de substâncias, como o diflubenzuron, no desenvolvimento e comportamento, utilizando o zebrafish (Danio rerio) como modelo animal.

150588201_999140513833592_5710975709072475609_n.jpg
Jéssica Ferreira

Oiê! Sou bióloga pela UFRN e, atualmente, mestranda pelo PPG em Psicobiologia - UFRN. Durante a iniciação cientifica participei do desenvolvimento de pesquisas sobre aprendizagem, memória, efeitos das mudanças climáticas e efeitos da poluição sonora no peixe donzela (Stegastes fuscus). Minha pesquisa de mestrado busca entender os efeitos da oxibenzona (um dos componentes dos protetores solares e outros cosméticos) na cognição e comportamento do peixe donzela.

 

Graduação

matheus.jpeg
Matheus Neves

Oi, pessoal!!! Sou estudante de graduação em ciências biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e me interesso pelo estudo do comportamento animal. Faço parte do Fish Lab desde agosto de 2017. Atualmente faço parte da pesquisa usando zebrafish (Danio rerio), especificamente com o efeito do álcool e da cafeína nas diferenças individuais e o efeito da exposição ao álcool na aprendizagem associativa.

thaynarabezerra.jpeg
Thaynara Bezerra
WhatsApp Image 2020-08-28 at 12.07.02.jpeg
Bruna Beatriz

Oie ! Sou estudante de graduação em Biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atualmente desenvolvo pesquisas utilizando a Donzelinha (Stegastes fuscus).  Utilizando-a como bioindicadora de qualidade ambiental e verificando possíveis efeitos comportamentais e fisiológicos causados por microplásticos depositados em ambiente recifal.

1e580a46-86b2-4c45-a952-06dc21d7166d_edited.jpg
Maria Clara Galvão

Oii! Eu sou estudante de graduação em biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e sempre gostei de peixes! Entrei no FishLab agora em 2021 e tô trabalhando com diferenças individuais ao longo do tempo no zebrafish.

Olá, pessoal! Sou estudante de graduação em Biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e sempre admirei o estudo do comportamento animal! Ingressei para a equipe do Fishlab em 2022, onde estou trabalhando com os efeitos no processo de envelhecimento em zebrafish (Danio rerio).

 

Parcerias

Temos o prazer de colaborar com pesquisadores de alto nível no Brasil e no mundo.

mapa mundi.png
Steve Tran, PhD
Division of Biology and Biological Engineering - California Institute of Technology (CALTECH)
Robert Gerlai, PhD
Department of Psychology - University of Toronto
Benjamin Geffroy, PhD
Marie-Laure Bégout, PhD
Xavier Cousin, PhD

IFREMER
Will Norton, PhD
Department of Biology - University od Leicester

Carlos Leaniz, PhD
Sonia Consuegra, PhD

Department of Biosciences - University of Swansea
Martha Soares, PhD
CIBIO-InBIO, Universidade do Porto
Bruno Lobão Soares, PhD
Depto de Biofísica e Farmacologia - UFRN

Fúlvio Freire, PhD

Depto de Ecologia - UFRN

Marcelo Nogueira, PhD
Escola de Ciências e Tecnologia - UFRN

Raquel Giordani, PhD
Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais Bioativos - UFRM

Silvia Batistuzo, PhD
Depto de Biologia Celular e Genética - UFRN
Amauri Gouveia Jr, PhD
Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento - UFPA

Caio Maximino,
PhD
Laboratório de Neurociências e Comportamento - Unifessp
Jennifer Donelson, PhD
ARC Centre of Excellence for Coral Reef Studies - James Cook University
Denis Rosemberg, PhD
PPG em Bioquímica  - UFSM